Brasil Brasília

Garimpeiros invadem pista e impedem decolagem de avião militar que atuava no combate a garimpos

Aeronave da FAB estava no Pará para auxiliar operação contra crime ambiental em terra indígena

BRASÍLIA — Um grupo de garimpeiros invadiu nesta quarta-feira a pista do aeroporto de Jacareacanga (PA) e impediram a decolagem de uma aeronave da Força Aérea Brasília (FAB), que estava no local para prestar apoio a uma operação contra crimes ambientais. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, esteve na cidade nesta quinta para  conversar com indígenas e garimpeiros.

De acordo com o Ministério da Defesa, uma aeronave C-95 Bandeirante estava no Pará para auxiliar uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em terras da etnia indígena Munduruku. Entretanto, "a pista de pouso esteve parcialmente ocupada por uma parcela da população local durante o dia, de forma que não houve condições para a decolagem com segurança da aeronave".

Segundo a pasta, o aeroporto de Jacareacanga não realiza operações noturnas, e por isso a previsão de decolagem da aeronave é a manhã de quinta-feira.

A Defesa também informou que Ricardo Salles não utilizou a C-95 Bandeirante e, portanto, não foi impedido de deixar o local por causa da ocupação da pista. Ainda de acordo com o ministério, Salles já deixou a cidade.

No local, se reuniu com garimpeiros e defendeu a atividade. Em vídeos da reunião obtidos pelo GLOBO, indígenas que atuam em garimpos clandestinos na região cobraram Salles para que ele suspendesse as operações do Ibama no local. Salles, por sua vez, defendeu a possibilidade de indígenas atuarem em garimpos.